Este projecto começou em 2012, na freguesia da Feteira, numa pequena área de 500m2 atrás de casa, por esse motivo que nomeamos o projecto Horta Cá de Casa.
Entre 2012 e 2019 desafiámos muitas famílias a alterar os hábitos alimentares e jovens a olhar para a agricultura biológica como um desafio para o futuro. Temos orgulho do que está feito. E temos ainda muito por fazer. Trabalhamos para que chegue o dia em que possamos dizer: missão cumprida.
Mas foi em 2020 que ocorreu a mudança, no primeiro semestre de 2020 encontrámos um terreno na freguesia de Pedro Miguel com 2420m2. Uma mata virada a sul, protegida por uma encosta a norte, dividia por dois patamares e acompanhada por uma ribeira.
Neste momento, estamos a desbravar para conhecer o espaço, perceber a vida que existe nele, os espaços solares que devem ser abertos ou mantidos para depois avançarmos para um sistema de agricultura sintrópica, inspirado pelos métodos de Ernst Götsch.
Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal baseado no conceito de sintropia - princípio contrário ao de entropia - caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.
Queremos transformar aquele espaço abandonado, num espaço biodiverso de fruta, vegetais e aromáticas.
Horta Cá de Casa tem sofrido uma evolução gradual ao longo do tempo, num processo de auto aprendizagem. Já teve terrenos certificados, actualmente tivemos que voltar à estaca zero do processo de certificação em modo de produção biológico.
Mas desistir não está nas nossas raízes.

